Saiba os efeitos negativos do Brexit nas jovens promessas inglesas
MatériaMais Notícias
da bet7: A iminente saída do Reino Unido da União Européia (Brexit) começa a refletir, negativamente, na Premier League. Com a medida, os clubes ficam proibidos de vender jogadores, entre 16 e 18 anos, para clubes fora do Reino Unido. O Campeonato Inglês é, entre as cinco ligas mais disputadas da Europa, a que menos dá oportunidades para jogadores com menos de 21 anos. Com pouco incentivo, a saída da Inglaterra traz a possibilidade para a evolução em outro clube, como foi visto com Jadon Sancho, sensação do Borussia Dortmund.
Promessas inglesas em momentos diferentes
Jadon Sancho e Phil Foden são um dos nomes mais promissores do futebol inglês. Aos 18 anos, os dois jogadores vivem momentos distintos, apesar da notável qualidade. Enquanto Phil Foden não é muito utilizado no Manchester City, Sancho vive temporada estelar no Borussia Dortmund.
continua após a publicidadeRelacionadasFutebol InternacionalConheça a influência do Chelsea no apoio a refugiados da 1ª GuerraFutebol Internacional13/11/2018Futebol InternacionalPremier League vai ajudar na reestruturação de presidiáriosFutebol Internacional01/11/2018Mais Que Um JogoSub-19: Os jovens mais valiosos do mercado da bola; brasileiros na listaMais Que Um Jogo07/11/2018
da jogodeouro:
Sancho foi vendido ao clube alemão quando ainda estava nas divisões de base do City. Líder do Campeonato Alemão, o Borussia pode encerrar a hegemonia do Bayern de Munique e tem em Sancho um de seus melhores jogadores. Ao todo são 17 partidas, cinco gols e oito assistências.
– Sancho está jogando extremamente bem. Sua decisão de ir para a Alemanha diz algo sobre seu caráter. Jadon tem grande confiança em si mesmo. Ele está psicologicamente preparado. Acho que esses jovens jogadores indo jogar fora não é um problema. O mundo é um lugar pequeno, eles sabem que podem voar para casa em poucas horas – disse o técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate
Duas estrelas, duas medidas
O que acontece com Sancho, não acontece com Foden. Elogiado por Guardiola e pela imprensa local, o jogador, em 19 jogos, foi titular em apenas dois. Dos 1710 minutos disputados pelo City na temporada, o meiaparticipou de 321. Mesmo assim, soma um gol e duas assistências.
– Meu sonho é que ele fique por 10 anos e se ele ficar por 10 anos, ele pode – na próxima década – jogar regularmente e depois, eu não sei o que pode acontecer com ele (…) Eu já disse muitas vezes que estamos encantados com Foden. Eu não sei se ele vai ser o novo Iniesta, porque é muita pressão em cima dele. – disse Guardiola
continua após a publicidade
Atletas não saem, mas também não jogam
Segundo pesquisa publicada, na semana passada, pelo ‘CIES Football Observatory’, a Premier League concede apenas 5,3% dos minutos disputados para os atletas sub-21, o índice mais baixo entre as cinco principais ligas da Europa. O LANCE! analisou todos os elencos dos 20 times que compõem a Premier League. A conclusão é que dos 508 jogadores que disputam a competição, apenas 82 são atletas sub-21, ou seja, pouco mais de 16% do total.
O líder Manchester City é, ao lado do Everton, a equipe com mais jogadores sub-21, com seis no total. Na zona de rebaixamento, o Cardiff não tem nenhum, assim como o Southampton, primeiro fora da zona, Burnley (15º) e Brighton (12º). A Premier League detém, entre as cinco maiores ligas, a maior média de idade: 27,2 anos. Abaixar esse número, talvez, possa ser uma solução.